sábado, 20 de abril de 2013

BRINCADEIRA DA CAIXA CUMATÊ


DEIXA DE MÃNHA, entre na roda e brinque!



DEIXÁ DE MÃNHA,
LARGA ESSE DOCE
BOTA A CAIXA DANÇÁ
RACUTEIA, MARACATRAQUEIA

BOTA CAIXA RODÁ
BOTA CAIXA RODÁ

Ê, MEU BOI
PEGA ESSA MENINA QUE NÃO TEM
MEDO DE FOGO
DE BULIR CUM  POVO

OUTRA VEZ PRA BRINCÁ
OUTRA VEZ PRA BRINCÁ
                                                                                        


A brincadeira surge em uma de nossas reuniões semanais junto da ideia de autogerimos uma fonte de arrecadação de recursos, mesmo que simbólicos, para a manutenção das ações do grupo. Assim, pensamos numa caixinha de contribuições que pudesse rodar todos os domingos, no final de nossos ensaios, entre os presentes. Aline, se encarregou de compor, enfeitar, embelezar uma caixinha e trazer no domingo seguinte. EITA!!! Num é que a nega apareceu com uma belezura de caixa e uma toada de coco misturada com boi pro bando saracotear junto com ela!

É como uma passada de chapéu, cada um contribui com o que pode e tem na hora. Então, todos os domingos após o ensaio do bando realizamos uma brincadeira de roda usando elementos que se aproximam da umbigada e da punga, dois símbolos característicos de muitas brincadeiras e manifestações populares brasileiras.  



A brincadeira é simples, veja só:

Formando uma grande roda, todos os presentes participam cantando e tocando a música da brincadeira. Uma dupla inicia dançando no centro da roda segurando a caixa entre os umbigos sem o auxílio das mãos, não podem deixar a caixa cair! Quem vai contribuir, escolhe uma dupla para seguir a brincadeira e dançando até o centro depositam as quantias assumindo a caixa nos umbigos. A música segue até todas as pessoas que queiram, tenham brincado, contribuído com a caixa e com o bando.

Mas, quem deixar a caixa cair.... Vixe Maria!!!